Depressão ou tristeza?

Depressão ou tristeza?

Todos passamos por momentos difíceis. A tristeza é um dos principais estados emocionais que vivenciamos e é uma resposta fisiológica do organismo a determinadas situações. No entanto, quando o estado de tristeza passa a causar prejuízos é necessário buscar ajuda especializada.
A tristeza “normal” costuma ser proporcional à perda que a provocou e tende a desaparecer quando o fato que a desencadeou termina ou diminuiu gradativamente.
Embora para o diagnóstico de depressão seja necessário o tempo mínimo de duas semanas de persistência dos sintomas, o tempo de duração da tristeza, isoladamente, não é um fator confiável para o diagnóstico da depressão, pois podemos manter uma situação de estresse crônico (como crises financeiras ou conflitos familiares) com sentimento de tristeza associado por longos períodos sem que se esteja diante de um quadro depressivo.
Segundo o manual utilizado para o diagnóstico dos transtornos mentais, na depressão há presença de tristeza, vazio ou humor irritável, acompanhado de alterações no sono, no apetite, na concentração e alterações no pensamento que afetam significativamente a rotina do indivíduo.
Diante destes sintomas, a avaliação Psiquiátrica é de fundamental importância para que possa ser realizado, ou descartado, o diagnóstico de depressão e sejam feitas as orientações em relação ao tratamento indicado para cada caso.

Se você tem percebido que sua saúde mental tem comprometido sua rotina de alguma forma, agende uma consulta.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + doze =

LIGUE AGORA
AGENDE PELO WHATSAPP